Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
Convidado para escrever no blog sobre a cadeia sustentável na Moda.
Voilà!!! Com vcs...
Frederico Paiva Eng. Químico com Mestrado em Química Ambiental.

 
Imagine o seguinte roteiro: Você viu uma camisa numa vitrine que era sua cara? Ela fica linda e você a compra. Apaixonada, você a usa sempre que sai. Perdendo o brilho ela vira camisa de domingo. Em sua queda, vira camisa de “dia de semana em casa”, roupa de faxina até ser reduzida a pano de chão? Ou então, antes de final tão inglório, você a dá. Seja para uma amiga, empregada, para caridade, não importa quem, outra pessoa será a nova dona de uma roupa outrora tão amada. Parabéns! Mesmo que não saiba, você está praticando o conceito de “3R”, que significa:

Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Reduzir é o principal R dos três apresentados. Ao comprar uma roupa e utilizá-la com frequência, você está diminuindo sua necessidade de roupas novas, gerando menos lixo, de roupa e embalagem. Consumindo menos, você diminui a extração de matérias primas da natureza, preservando-a.

O segundo e terceiro Rs são parecidos. Significam dar novo uso a coisas velhas. Utilizar a camisa como pano de chão é um caso prático de Reuso. Transformar garrafa PET em fios de tecido é um caso de reciclagem.

A aplicação dos 3R em seu dia-a-dia gera outros benefícios além dos ambientais. Como bônus você economiza seu dinheiro, podendo comprar roupas melhores, mais bem acabadas e contribuindo para a sustentabilidade. Fashion não?!

1 comentários:

  1. Monik Ornellas disse...:

    Chique demais!
    Eu acho que responsabilidade e sustentabilidade são de chiqueza e fashionice das melhores!
    Amei o artigo Déia!

Postar um comentário