Você só quer estar na moda ou é verde mesmo?

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011
1ª parte - Tecidos

É... ser verde está na moda...mas como estou vendo todo mundo falar de ecologia, ecossistema, reciclagem... OK! Acho que ficar discutindo isso é até passado. Já deu! O que estamos efetivamente fazendo no nosso dia a dia para que isso mude???

A moda, de alguns anos para cá, tem recebido das indústrias investimentos pesados para o desenvolvimento de tecidos com baixo impacto ambiental. Como exemplos, temos os tecidos utilizados pela Natural Fashion. Com algodão, desenvolvido pela Embrapa, que já nasce colorido, elimina a necessidade de tingimento. A fibra de bamboo é outra opção, super gostosa ao toque além de ser natural.
Mas vamos lá, a questão é mais complicada, pois nem sempre o tecido natural é ecológico. Já imaginou se todo mundo comprasse algodão por que é natural, coisa e tal?... Ia faltar algodão no planeta!?

Bem, uma das saídas para tudo isso, são as fibras recicladas. E a que está na crista da onda são as malhas de garrafa pet. Também temos o próprio algodão reciclado, que é gerado a partir de outras peças da mesma matéria prima.
Ok o caimento da malha pet tem melhorado muito desde sua criação e continuam fazendo testes para que tenhamos um tecido melhor. Como o fio gerado da garrafa pet é 100% poliéster a indústria tem misturado um pouco de algodão que em algumas malhas chegam a ser 50% algodão e 50% poliéster, justamente pelo conforto q o algodão proporciona.

Outra saída para a consciência verde são os tecidos biodegradáveis. Para quem não sabe são tecidos que são decompostos mais rapidamente na natureza. Obviamente as fibras naturais são mais fáceis de serem degradadas na natureza. Já as fibras sintéticas... levam aaaaaaanos. Por isso a preocupação de reciclagem.







Listinha básica das fibras naturais mais encontradas nas lojas:
Algodão, linho, canhamo, juta, rami, ráfia, bambu, lã (origem animal), seda (origem animal).

Listinha básica das fibras sintéticas:
Poliamida, poliéster, poliuretano, acrílicas e polipropileno.





Ainda temos uma longa estrada pela frente, muitos lançamentos ecologicos virão e ficarei de olhos bem abertos e ansiosa pelas novidades verdes.
A informação é fundamental para quando você vai comprar uma roupicha na loja, seja qual for, é sempre bom saber.






Quem leu e tem a acrescentar, fique a vontade. Dividir idéias que valem a pena é super bacana.









O proximo post da série Verde será sobre  benificiamentos (acabamentos, lavagens, tingimento e estamparia) - aguarde!!!!

2 comentários:

  1. Monik Ornellas disse...:

    Ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii:!!!!

  1. Giselle Dantas disse...:

    Eu também! show a gente enterder as coisas de verdade, e não só os conceitos que são passados pela mídia!

Postar um comentário